Carretinha Para Cavalo e a importância dos freios

Carretinha Para Cavalo e a importância dos freios

 

Carretinha para cavalo pode ser usada para muitas coisas, a trabalho como uma carretinha de lanches, a lazer como uma simples carretinha de transporte de cargas ou para transporte de animais. Mas principalmente quando se trata de transportar seus cavalos, o mais importante de tudo é a segurança. Se você está indo a um passeio perto de sua casa ou sua cidade com seus amigos, ou mesmo viajar para shows em todo o país você precisa ter os freios da sua carretinha para cavalos devidamente instalados e o mais importante, eles precisam ser funcionais. Um tipo ou outro de carretinha para cavalo não necessita de freios, porém é muito importante ter um instalado, o seu dinheiro não será mal usado se comprar um.

 

Carretinha para Cavalo – Sistema de travagem das rodas

 

É obrigatório manter os freios em bom estado em qualquer trailer ou qualquer reboque que você utilizar. Principalmente quando o peso bruto é maior que 3.000 kg (3 toneladas contando carga e trailer). Com um cavalo de médio porte você irá ultrapassar este peso facilmente. Mesmo que a sua carretinha para cavalo transporte “mini cavalos”, é importante manter os freios nele, isso proporciona uma viagem mais segura tanto para você quanto para seus animais. Para o tipo de carretinha para cavalo menor que transporta até 1.800kg (£ 4000) não é necessário ter freio nos dois eixos da sua carretinha, o freio instalado em um eixo já está ótimo.

 

Freios do Trailer Gooseneck e Trailer Quinta Roda

carretinha para cavalo

Carretinha para Cavalo com freio elétrico ligado pelo engate

Já os modelos de trailers maiores como o trailer gooseneck, ou o trailer quinta roda precisam de uma estabilidade maior, com isso freio em todos os eixos. O gooseneck e o quinta roda usam das mesmas características e as vezes o mesmo sistema de engate e freios. Estes tipos de trailers usam equipamentos de segurança mais sofisticados, freios elétricos e engates mais seguros. Com isso o condutor do trailer tem total controle dos freios ao contrario da carretinha para cavalo que normalmente usa freios simples. Porém nada impede a instalação de algo mais sofisticado nela, depende muito da sua capacidade financeira e da sua vontade.

Alguns modelos do trailer gooseneck que possuem salas de estar, camas e demais itens de apartamento possuem um freio de segurança interno, especialmente grandes reboques.

Mas indiferentemente se você tiver um trailer grande ou uma carretinha para cavalo o preço de um freio é inestimável, ele oferece total conforto ao motorista sabendo que sua carga e seus animais estão protegidos. A carretinha para cavalo em si já é algo bastante protegido, se equipada da maneira correta, com os freios à carretinha fica muito mais confiável e muito mais dirigível.

 

Carretinha para Cavalo sem freio de segurança

 

carretinha para cavalo

Carretinha para cavalo simples para até 2 cavalos

Puxar uma carretinha para cavalo é algo relativamente fácil, você simplesmente anda e ela o segue, não é?

Mas parar uma carretinha para cavalo é algo completamente diferente, especialmente se o interior da sua carretinha está com alguns cavalos e o peso dela torna-se quase igual o veículo que está transportando. Uma carretinha para cavalo sem freios torna-se um perigo na estrada. Os freios de segurança, ou freios adicionais protegem seu trailer e demais motoristas que estão trafegando na estrada. Em uma subida você consegue ver a diferença de ter uma carretinha para cavalo com freio e outra sem.

Outro fator importante é que você não deve atribuir toda a segurança a seus freios. Eles não irão prevenir em caso de um tombo devido a estradas sinuosas ou esburacadas. Que faz o papel de “recebedor de pancadas” é o próprio engate do trailer. É raro alguém tombar um trailer por estar andando corretamente com freios e engates devidamente instalados. Porém todo cuidado é pouco quando você está transportando animais vivos em sua carretinha para cavalo.